INBOUND

 

Antigamente, antes da era digital, a informação era mais escassa e a venda dependia única e exclusivamente do vendedor, o indivíduo se interessava por algo e procurava o vendedor. Com o advento da internet, a jornada de compra sofreu uma mudança drástica. Agora, funciona mais ou menos assim:

1º) Surge o interesse pelo tema, como no passado, o indivíduo despertava interesse por algo;
2º) Busca Informações sobre o assunto, o que antigamente se resumia em ter essas informações somente pelo vendedor, agora é muito mais amplo, com a infinidade de materiais acessíveis e de qualidade que tratam do assunto, uma facilidade enorme de trocar informações entre consumidores através de redes sociais, reviews, fóruns… Esse indivíduo já é capaz de saber tudo sobre um produto antes mesmo de conversar com um vendedor;
3ª)
Neste momento que em tempos atrás não existia, ele já está decidido que esse produto é o que ele precisa antes mesmo de procurar um vendedor, então ele decide pela compra;

4º) Agora ele procura os vários vendedores e escolhe comprar algo.

Esta nova jornada de compra dos consumidores vem obrigando as empresas a mudar seus sistemas de vendas, e é aí que o Marketing surge para auxiliar a equipe de vendas com o chamado Inbound Marketing.

Podemos definir o Inbound Marketing como uma estratégia de comunicação onde você consegue atrair a atenção do seu público alvo e passa a comunicar diretamente com conteúdo relevantes a ele sobre seu produto/serviço criando um relacionamento com esse indivíduo durante todo o processo da nova jornada de compra que se pauta em cinco passos que são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

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